Aquele óculos pra chamar de seu

Gatinho, aviador, wayfare: Qual o seu modelo preferido? Se você ainda está em dúvida, nesse post eu te ajudo a descobrir qual combina melhor com o seu tipo de rosto. 

Acessório indispensável no dia-a-dia, o óculos de sol vai muito além de adornar nossos rostos: ele existe para proteger nossos olhos do raios ultravioleta emitidos pelo sol, além de resguardá-los da poeira e sujeiras do ar.

Hoje a gente encontra vários modelos disponíveis no mercado, com uma infinidade de cores, tipos de lentes e estilos. E apesar de ficarmos tentadas a adquirir um novo a cada ida às compras, o melhor é investir num modelo de qualidade, versátil e que combina com nosso principal cartão de visita: o rosto.

Como acessório, a principal função do óculos é harmonizar e complementar o formato do seu rosto. Por isso, pra além do nosso gosto, é legal pensar que dá sim pra escolher o acessório pensando na harmonia com sua face. O resultado é uma silhueta mais natural e delicada.

É e por isso que diz-se muito que, quem possui uma face arredondada, deve evitar os modelos com armações que seguem esse mesmo formato e assim por diante. Para ajudá-la nessa combinação de shapes, separei as armações mais comuns encontradas por aí. Bora lá. 

Rosto em forma de coração

Armação de óculos - Rosta Coração

O rosto em formato de coração geralmente é bastante fácil de ornar com todos os modelos. Pra sair da mesmice, eu diria:  invista em um óculos com armação “gatinho”. Super clássica e atemporal, esse tipo de armação acrescenta um toque de delicadeza MUITO legal à produção. O formato arredondado das lentes, com uma leve angulação nas extremidades superiores, é ideal para harmonizar a linha do queixo, que tende a ser mais estreito.

Rosto Redondo

Armação de óculos - Rosto Redondo

Seu rosto é redondo? Então opte por armações arredondadas com detalhes nos cantos externos. Além de super modernos e atuais, os detalhes das pontas garantem o “up” do rosto, principalmente no caso das armações estampadas e coloridas, que contrastam com a pele.

Não gosta de óculos redondos? Não tem problema. Você pode optar por lentes maiores e quadradas, que ocupam uma faixa maior do rosto, porém certifique-se de que a altura das lentes seja menor do que a linha horizontal do óculos. Outra dica: pra manter o viso harmônico, verifique se a largura total do óculos de sol é maior do que a parte mais larga do seu rosto.

Rosto Quadrado

Armação de óculos - Rosto Quadrado

Quem tem rosto quadrado fica super bem com óculos com armação no estilo Wayfare, que ajudam a disfarçar os ângulos proeminentes bastante comuns nesse tipo de face. Apesar de possuir um formato levemente retangular, os detalhes desse tipo de armação - como as linhas mais estruturadas e espessas e as pontas em ambos os lados externos da lente - harmonizam super bem com a face quadrada, suavizando o contorno do rosto.

 Rosto Retangular

Armação de óculos - Rosto Retangular

Os rostos longos e retangulares ficam incríveis com os modelos de óculos aviador. Isso porque o delicado contorno das lentes suavizam o maxilar, que tende a ser quadrado. Apesar de ser um modelo bastante popular e preferido por quase todo mundo, é importante mensurar o tamanho do acessório em cada tipo de rosto: repare se as lentes não são muito grandes a ponto de “engolir” sua face e ao mesmo tempo não são pequenas demais a ponto de enfatizarem o tamanho do seu rosto. 

Rosto Oval

Armação de óculos - Rosto Oval

O formato de rosto oval fica bem com basicamente todas as opções de armações disponíveis. Por possuírem um rosto geralmente mais simétrico em proporções, não há modelo que posso desmerecer os pontos fortes da face. A regra aqui é a do bom senso: óculos grandes demais para o seu rosto podem esconder toda sua beleza. E já que a escolha por um modelo bom é mais fácil, arrisque modelos, shapes e cores diferentes, inclusive outros tipos de lentes.

Independente do formato da armação, a regra de ouro é: invista em um modelo feito com materiais de qualidade e, o mais importante, que de fato tenham a proteção UVA/UVB recomendada pelos oftalmologistas. Hoje em dia não é difícil encontrar óculos bacanudos e com um precinhos camaradas, mas tenha atenção à qualidade, principalmente no que se refere aos filtros. 

Além disso, sinta-se confiante em arriscar combinações diferentes com as suas roupas e outros acessórios e já mire sua compra pensando nisso; um brinco diferente pode ficar incrível com aquela armação colorida, por exemplo.

Cores como preto, marrom e tortoise (ou tartaruga) são super clássicas e atemporais e sim, ficam bem com tudo. As coloridas requerem um pouquinho mais de atenção com a produção, mas, quando bem ornadas, rendem looks de arrasar o quarteirão. 

E voćê, qual o seu óculos preferido? 

#BoraSerLynda

As imagens que ilustram esse post são de autoria de Ben Goldstein (Studio D).