Guia do Backpack {multiuso}


Sua próxima aventura inclui dias de caminhada e uma backpack? Venha conferir esse guia prático e estiloso para te ajudar a fazer a mala de um jeito super inteligente e versátil.

Recentemente eu e meu marido percorremos o Tour du Mont Blanc, uma das mais famosas caminhadas de longa distância do mundo.

Apesar da ideia de andar pelos alpes - atravessando França, Itália e Suíça -  parecer muito desafiadora e fantástica, eu fiquei bastante preocupada na hora de arrumar a mochila. Primeiro porque eu nunca tinha feito uma caminhada tão longa. Segundo, porque o clima por lá estava com previsão de 5 a 21 graus, então teria que estar preparada para a possibilidade de dias amenos pra quentes e outros bem frios.

Tem um terceiro aspecto que vale a pena mencionar: eu simplesmente não tenho apreço por roupas e acessórios de caminhada. Desde as cores e estilos das botas, até as calças cáqui que viram bermuda, nada me agrada. Apesar de entender que itens são confeccionados para melhorar a performance durante a atividade, sinto que o design (e as cores, e os tecidos) deixam a desejar.

conforto sim…e estilo também!

conforto sim…e estilo também!

Dito isso, estava lançado o desafio: era minha primeira longa caminhada e eu tinha apenas uma vaga ideia do que colocar na mochila. Algumas poucas peças de caminhada anteriores entraram na dança e, quando tirei tudo e espalhei pela minha cama, comecei a montar um quebra cabeça de looks.

E ah, ponto importante: entendi mais do que nunca que a otimização de looks aqui, gente, é uma necessidade, não um luxo. Por x dias você vai ter que carregar a mochila nas costas, pois então tudo o que está ali dentro precisa ser útil - MUITO útil. Eu acertei de primeira? Claro que não. No fim da viagem tiveram uma ou duas pessoas que nunca foram usadas, mas posso dizer que cheguei quase perto.

Guia de Backpack

Tendo isso em mente, criei uma lista de peças essenciais para uma viagem de 7 a 12 dias baseadas na minha experiência - como hiker e como consultora de estilo.

Vocês não verão praticamente nenhuma peça que faz jus ao estereótipo aventureiro de quem se arrisca a fazer caminhadas, mas sim uma lista prática de roupas que combinam entre si e que talvez você já tenha no guarda-roupa.

mochila amiga no  Tour du Mont Blanc .

mochila amiga no Tour du Mont Blanc.

Legal ter em mente que meu guia é inspirado em uma caminhada nas montanhas, pensando em temperaturas mais amenas. Se sua trip passar por algum deserto ou região muito quente, substitua as peças térmicas por tecidos mais leves e por aí vai.

Outro ponto importante: estou pressupondo que você tenha um lugar para ficar no fim do dia (refúgio, albergue, hotel, etc). Se a proposta for acampar, obviamente você precisa adicionar a essa lista todo o equipamento de camping, acessórios para cozinhar (se você for fazer sua própria comidinha) e outras coisinhas mais.

Pra começar, o ideal é você garimpar uma mochila bacana, de boa qualidade e alças reforçadas e que não vai te deixar na mão. O tamanho ideal pode variar de 30 a 60 litros, dependendo do que você preferir (a minha tinha 35 litros).

Vamos à lista.

Guia de backpack o que levar na mala

TOPS

  • 1x Top de Secagem Rápida - Escolha uma com espessura média, não muito fina, e que absorva o suor. Dá pra encontrar fácil em lojas de artigos esportivos.

  • 2x Tops térmicos -  Aqueles que a gente põe debaixo de tudo em dias muito frios. Eu levei um normal e um de gola alta.

  • 2x t-shirts leves - Dê preferência aos tecidos sintéticos, com melhor ventilação e secagem rápida.

  • 1x Casaco de fleece - Pode ser fechado ou com zíper frontal, como você escolher. Além de leves, eles esquentam super bem e são aquela mão na roda para os momentos de brisa mais forte.

  • 1x Capa de chuva com capuz - Item essencial, tem que levar. Tente encontrar o modelo mais leve possível, de preferência um que dobre sem criar muito volume na mochila.

  • 1x Colete - Um dos melhores investimentos: ajudou a esquentar mais quando estava muito frio e a esquentar menos dos momentos de grande esforço físico em que o corpo tá bombando de calor - apesar de estar tudo congelando em volta. Além disso, dá pra carregar câmera, celular, fone de ouvido nos bolsos.

  • 1x Malha fininha - Para ajudar a montar looks do fim do dia, depois do banho.

  • 1x Blusa extra - Qualquer uma de sua escolha, só lembre-se que as de algodão são difíceis de secar caso seja necessária uma lavagem.

CALÇAS E BERMUDAS

  • 2x Leggings esportivas - Sem segredo, aquela que voce usa na academia mesmo.

  • 1x Legging térmica - A mesma coisa, mas na versão térmica.

  • 2x Legging Casuais - Tipo aquelas que imitam couro, para usar no fim do dia, na acomodação.

  • 2x Bermudas - De tecido leve, como as usadas para corrida.

LINGERIE, MEIAS E PIJAMA

  • 5x Calcinhas (de tecido com secagem rápida, aka sintético) - Eu prefiro calcinhas de algodão, mas aqui tive que abrir mão pois algodão demora horrores para secar. Então levei aquelas com costura invisível (de poliamida + elastano) e foi maravilhoso.

  • 2x Tops para exercícios - Substituí os sutiãs e seus arames por esses tops super confortáveis. Melhor escolha!

  • 5x Pares de meias - De tecido sintético, com secagem rápida e especiais para a caminhada.

  • 1x Pijama levinho ou camisola - E quando eu falo “levinho” é leve mesmo: independente do frio lá fora, vai estar quente no quarto/dormitório, então não se preocupe.

CALÇADOS

  • 2x Pares de tênis - Para corrida ou caminhada. Se você é da turma das botas, se jogue.

  • 1x Chinelo/Pantufa - Para o fim do dia.

Outros items (mais que) necessários

  • Kit de primeiro socorros - Incluindo remédios para dores, gripe, anti-gazes, pomadas, curativos e Compeed (a melhor solução para bolhas, ever).

  • Pacote de lenços de papel - Serve pra tudo, de guardanapo à papel higiênico.

  • Mini álcool gel - Lembre-se que não há banheiros pelo caminho. :)

  • Nécessaire com itens de higiene/beleza - Tudo mini, okay? Boa hora pra usar aquelas amostras grátis que estão escondidas nas gavetas.

  • Óculos de sol - Porque, néam?

  • Fones de ouvido - e um celular/mp3 com uma playlist bem boa. Clica aqui pra usar a minha.

  • Adaptador de tomadas - Além dos carregadores de equipamentos eletrônicos.

  • Garrafa d'água - As de metal são as melhores e conservam a temperatura fresca por mais tempo.

  • Toalha de Secagem rápida - Tem que ter, sem substituição.

  • Bastões para caminhada - Opcional, mas ajuda bastante a dividir o peso do seu corpo + mochila.

Caso estiver frio

  • 1x Par de luvas térmicas.

  • 1x Gorro ou faixa para cabelo térmica.

  • 1x Cachecol de Fleece ou qualquer tecido leve.

Sobre cores

Sejamos sinceras: não que você precise estar combinando com tudo, afinal a proposta do trekking é o contato com a natureza, curtir o tempo fora da bagunça das grandes cidades, a sensação de liberdade, a meditação diária.

Mas como eu gosto muito de combinações de peças, sou apegada às composições de paletas e tudo mais, seguir os meus gostos de moda também durante uma aventura dessas é algo bastante importante para mim porque:

  1. É um motor: me sinto mais confiante e empoderada, com mais animação para começar o dia.

  2. O trekking é algo totalmente fora da minha zona de conforto. Usar as roupas, cores e combinações que refletem minha identidade ajudam a amenizar o choque que é sair fora da bolha por um tempo, numa aventura que exige bastante esforço físico e mental (no bom sentido!).

Dito isso, na hora de comprar as peças ou equipamentos, eu tendo à escolher tudo em tons neutros, principalmente cinza escuro, azul marinho, preto e branco (tops). Echo prático, rapido de combinar... e me representa.

Os artigos esportivos, principalmente os de corrida e ginástica, estão cada vez mais coloridos e estampados e é fácil cair na tentação de comprar aquela peça super diferentona. Mas, baseada em minha experiência, fique atenta na hora de escolher cores: aquela legging estampada maravilhosa talvez não combine bem com o top amarelo neon.

Portanto, considere nisso na hora de preparar a mala. A não ser que você esteja escalando o Himalaia e a cor seja importante como artigo de segurança (sinalizando onde você está, por exemplo), tenha também em mente suas outras peças.

independentemente de estilo, escolha peças que te fazem bem.

independentemente de estilo, escolha peças que te fazem bem.

Sobre Qualidade

Veja bem, essas roupas serão usadas e usadas por dias e dias seguidos. Elas ficarão em contato com seu corpo em situações extremas: no frio, vento, calor e, portanto, em contato com seu suor. Por isso prefira peças com bom acabamento e tecidos respiráveis.

O  vestuário esportivo tem se desenvolvido cada vez mais para garantir o bem estar do corpo durante esses períodos intensos, portanto preste atenção na etiqueta. Aqui, a regra de preferir tecidos naturais à sintéticos nem sempre se aplica, okay?

Vale a pena pagar um pouco mais caro nas peças? Vale, bastante. Além de proporcionar mais conforto, elas poderão durar por muitas e muitas caminhadas.

Onde encontrar

Pensou em caminhada, pensou na Decatlhon? Sim, taí uma boa alternativa, assim como a The North Face, Patagonia, Nike, Adidas e etc.

Mas confesso que durante o processo de arrumar a minha mala, um dos melhores achados foi a Uniqlo, uma marca japonesa bastante conhecida por aqui na Europa e EUA, principalmente pela qualidade high tech. Ainda não há lojas no Brasil, mas vale fuçar o site (e pedir pra prima que tá voltando de viagem levar pra você na mala).

A proposta deles não tem nada a ver com vestuário esportivo, muito menos com trekking, mas a tecnologia envolvida faz com que algumas peças sejam perfeitas para o ocasião. Eles têm, por exemplo, uma linha chamada  HeatTech, com peças básicas e leves, que a gente facilmente usa no dia a dia, mas que mantém o calor corporal e são, consequentemente, térmicas.

Outra linha legal é a Ultra Light Down, que conta com jaquetas e coletes – em versões para homens e mulheres - super leves, mas capazes de esquentar bastante e com o adicional de serem super hiper leves. Ou seja, não pesam na mala e cabem num saquinho de, no máximo, 15 cm.

E o melhor de tudo? Além de super útil, prático e de qualidade, você pode usar as peças no dia a dia, já que elas nao tem cara de roupa esportiva (apenas a tecnologia!).

Pra fechar, queria dizer que independentemente das suas escolhas de moda, o importante é curtir a viagem, relaxar e aproveitar o máximo o contato com a natureza. As roupas sao acessorios para lhe ajudar a cumprir essa tarefa do melhor jeito possível, por isso não preocupe se as combinações nao forem as mais fashion possíveis.

E ah, faça o que lhe deixar feliz, independentemente de estereótipos. Nao é porque você não está com o outfit que julgamos ser “de caminhada” que você não está preparada para o desafio. Eu não usei nada que estava à venda na sessão de trekking nas lojas esportivas e mesmo assim estava super confiante e pronta para a aventura.

Resumo da ópera: pesquise, se prepare e adapte tudo ao seu gosto.

Nathalie BonomeComment