Guia de Cores

Vamos falar de cores: você faz a linha monocromática ou gosta explorar diferentes tons em uma mesma produção?  vem descobrir como combinar cores a seu favor com um guia super prático

As escolhas de cores de nossas roupas refletem o humor do dia e, mais importante, nossa personalidade. 

O que acontece muitas vezes é que possuímos peças em cores diferentes e rola um bloqueio na hora de combinar tudo: será que vai ficar muito colorido? Será que as cores combinam? 

A verdade é: as cores funcionam bem quando estão em harmonia umas com as outras. 

E há algumas maneiras diferentes de harmonizá-las dentro da famosa roda de cores, como vou mostrar mais abaixo. 

Monocromático

Tons monocromáticos são os derivados de uma mesma cor, mas em diferentes gradientes. Funcionam super bem, criam um visual "limpo" e ao mesmo tempo interessante por conta da combinação apurada de gradientes. 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Confesso que tenho um #crush forte por looks monocromático (vide os duas fotos que coloquei só sobre esse tipo de combinação 🙈). Pra ajudar, o Pinterest tá cheio de referências incríveis nesse assunto. Ou seja, pura inspiração. Se você se identificar com a proposta, se jogue, gata.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Complementares

Esse provavelmente é um dos jeitos mais legais de combinar cores: combinando tons opostos na roda de cores, tal como vermelho + verde, roxo + amarelo, azul + laranja e por aí vai. 

Num primeiro momento essa combinação pode parecer ousada demais, ou muito chamativa. Porém, na realidade, ela fica líndissima e cheia de personalidade. Quem aqui se lembra do boom do colour blocking, anos atrás? Pois então, o colour block é o uso de cores complementares em seu máximo.

A parte boa é: combinar peças em tons complementares é mais fácil do que você imagina e cria um efeito muito legal e marcante

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Análogos

Quando dois ou três tons de cores estão lado a lado na roda de cores, o chamamos de análogos - tal como vermelho, laranja e amarelo. Combiná-los geralmente funcionam super bem pois, por conta da "proximidade" entre um e outro, eles se misturam de maneira elegante e equilibrada. 

E olha que interessante: apesar da combinação rosa + vermelho estar sendo sensação nas últimas temporadas, a gente torcia muito o nariz pra esse match no passado...mas ambas são cores análogas (uma à outra), então qual seria o problema? 

De acordo com o especialista em cores Nikki Bogardus, "a razão pela qual esta combinação de cores não é uma escolha inteligente para todos é que vermelho e rosa têm dimensões de cor muito diferentes". O vermelho é uma cor quente e, na maioria dos casos, o rosa é o seu primo mais frio e mais leve. A incompatibilidade, aqui, cria um desequilíbrio nos olhos. Com o passar do tempo as propostas de cores do look ficaram mais ousadas, então o vermelho e rosa passou a ser aceitável. 

Tal como o colour block, brincar com cores análogas resulta em combinações marcantes, mas ao mesmo tempo muito estilosas. O segredo aqui é quebrar o "colorido" misturando peças em tons neutros, como uma camisetinha branca ou um bom jeans.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Na prática

Dias desses, encontrei um site muito legal chamado A Pair & A Spair (entrem, é lindíssimo), e em um dos posts a blogueira Geneva Vanderzeil apresenta um esquema de cores super legal pra ajudar a combinar cores no dia a dia. Como estava em inglês, fiz uma versão adaptada e tupiniquim, como vocês podem ver abaixo. 

As sugestões são baseadas nas premissas de combinações de cores complementares e análogas e são uma super inspiração para o dia-a-dia. Faça como eu: imprima e deixe no seu guarda-roupa (também vale colar na porta do armário). 

Pra imprimir e colar no guarda-roupa. 

Pra imprimir e colar no guarda-roupa. 

Pra finalizar esse post giganteeeeeesco, quero pontuar uma coisa importante. Além de trabalhar a harmonia de cores das peças entre si, é legal entender que a roda de cores é dividida nos chamados "frios" e "quentes". E, escolher as cores que mais combinam com o tipo de tom de sua pele, cabelo e olhos, no espectro quente, frio e neutro, irá potencializar sua beleza natural e trará mais vitalidade à produção de modo geral. 

A análise de coloração pessoal, nesse sentido, é fundamental para descobrir SEU subtom e os tons que mais combinam com você baseado nas cores do seu corpo (pele, olhos, cabelos) e personalidade. É uma análise super interessante, profunda e útil. Na ausência dessa avaliação, porém, deixo aqui dicas gerais:

  • Pra quem tem o subtom de pele quente, cores como amarelos, vermelhos, laranjas e turquesa profunda ficam incríveis.
  • Já pra quem tem o subtom frio, o azul, rosa-choque, rubi e marinho vão realçar ainda mais o tom de pele. Um must!
  • Muitos gurus de coloração pessoal dizem que turquesa é uma das cores mais universais de todas e fica maravilhosamente bem em ambos subtons de pele. #AnotaAí

 

E já que estamos falando em cores, que tal dar uma olhadinha no meu brechó online pra garimpar aquela peça que falta pra montar seu look colorido?  Entra lá: Brasil/UK.

#BoraSerLynda

Nathalie BonomeComment