estilo britânico

Não é à toa que os britânicos têm fama de se vestir bem: 8 entre 10 assumem que são, sim, atentos à moda. Seria esse então o segredo para eles serem assim, tão autoconfiantes e belos?

Andar pelas ruas de Londres pode parecer que você está navegando pelo Pinterest: sobram inspirações, tem muita coisa legal e dá pra tirar várias referências em apenas uma voltinha no quarteirão. É também altamente contagiante: com tanta gente estilosa e feliz em suas roupitchas nem é preciso muito esforço para arriscar uma aventura fashion.

O que mais me encanta nisso tudo é o fato de que aqui as pessoas se sentem extremamente à vontade em se vestir como elas genuinamente querem. Ou seja, é a pura materialização do que a gente entende por estilo. É uma autoconfiança que transborda e ao mesmo uma sensibilidade linda de se ver.

 Já me peguei extasiada com certas figuras londrinas, totalmente seduzida pela riqueza (ou ausência) de detalhes, pelas cores, pela atitude em si. Por dezenas de vezes me segurei pra não sair fotografando gente na caruda no meio da rua (isto é, quando não rola aquela fotinho escondida tirada pelo celular). Aliás, já bolei um história boa pra justificar minha abordagem na rua: sou coolhunting, estou à procura de referências. #sonho

Bobeiras à parte, essa autenticidade é o lado mais legal de tudo; é a personificação da expressão "estar confortável consigo". E, convenhamos: tem coisa melhor? Eu nasci e cresci em um país com uma percepção bastante diferente das pessoas com a moda. Nem pior, nem melhor, mas diferente. E, depois de estar vivendo aqui há algum tempo, acho, sim, que temos coisas a aprender com os britânicos no que diz respeito à autoconfiança e genuidade em relação ao que a gente veste. Roupas e combinações, caros, são apenas coadjuvantes.

Como tem muita referência, fiz uma seleção de peças e combinações que sempre aparecem em outfits e que acredito que representam bem essa originalidade cool daqui. Vejamos.

#1 - O COMBO TRADICIONAL

Calça + t-shirt + casaco pesado. Esse é mesmo um outfit coringa e está sem presente, inclusive nos dia mais frescos de primavera. A união dessas três peças cria um visual super descolado e confortável, ideal para (quase) toda ocasião, quase uma mania nacional.

Atenção para o detalhe do casaco, em todas as cores e modelos, e amigo de todas as horas no clima friozinho.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#2 - OS SAPATOS DR. MARTENS

Botas e coturnos pesados, de couro, e super tradicionais. Já ouviu falar dos sapatos Dr. Martens? Ele é super queridos por aqui aqui, principalmente pela gal #xóvem e descolada (ou seja, grande parcela da população de Londres).

O preço é salgadinho, mas quem tem diz que vale o investimento pois os calçados duram muito. É um estilo de sapato mais pesado, com solado emborrachado, mas capaz de criar looks muito incríveis: vai bem com calça, vestido, saia, com/sem meia e por aí vai. Muito, muito britânico.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#3 - TUDO XADREZ

Adoro um xadrez desde sempre, mas depois de morar aqui posso, enfim, me considerar fissurada na estampa. O Tartan e Glen (Príncipe de Gales) são os mais populares...e são lindos. Como faz frio e chuva grande parte do ano, eles nunca caem em desuso. Pelo contrário: vem e voltam em casacos, cachecóis, bolsas, sapatos. Uma lindeza só.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#4 - ALFAIATARIA

A gente bem sabe que blazer + calça de alfaiataria não são restritos às coleções masculinas há tempos - e que bom! Particularmente acho esse match lindo de viver: sou apaixonada pelo toque "boyish" que a alfaiataria traz para a vestimenta feminina.  

Por aqui vê-se muito e as tendências de moda dos últimos tempos fez com que explodisse as peças com modelagens de alfaiataria nas lojas. Isso fez com que calças sociais e blazer com corte mais reto e masculino estejam cada vez mais presentes no guarda-roupa feminino (geralmente com cores mais vibrantes e calças com cintura alta e mais marcada). 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#5 - A MISTURA DE CORES

Mix de cores e estampas? Vemos por aqui. As vezes é proposital e super pensado, mas também já vi muito combinação feita no susto (que deram certo ou nem tanto assim).

O importante é ver que as pessoas arriscam e, na maioria das vezes, a escolha é bem feita. 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#6 - OXFORDS & TÊNIS

Os sapatos estilo Oxford são queridos por homens e mulheres e completam os looks mais formais e com pegada “alfaiate”, como comentei aqui em cima. 

O tênis já virou mania nacional e cada vez mais as fast -fashion lançam modelos diferentões em suas coleções. A Adidas lidera a lista das marcas mais queridas, mas tem de tudo. Rola match com saia, vestido, calça, saia, bermuda. Pra toda roupa que você pensar, há um tênis perfeito para combinar. E um Oxford também.

Aliás, se você tiver dúvidas sobre como combiná-los, clica aqui.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#8 - OS ACESSÓRIOS

Por aqui os acessórios são tão importantes quanto a própria roupa. Aliás, o look pode até estar meio caidinho, mas se o acessório for legal tá tudo ótimo. De verdade.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#9 - BABADO VINTAGE

Há muitos brechós, lojas vintage e charity shops (lojas que apoiam ações de caridade), por isso é muito comum ao menos uma peça do outfit de um britânico ter sido garimpada em uma lojinha dessas. Acho esse hábito incrível e acredito que a história por trás de cada objeto ajuda a compor looks mais bem trabalhados, que comunicam muito - e são cheios de história pra contar. 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#10 - O incrível poder de don't give a shi*&^.

Para o que eu, você, ou qualquer outra pessoa está achando da roupa, do cabelo, dos acessórios e etc. que estão vestindo. E essa ausência de preocupação alheia que vejo muito por aqui possibilita que as pessoas vistam QUALQUER coisa que elas estiverem a fim de colocar no corpo. A extravagância por vezes atrai olhares, mas talvez mais de curiosidade do que de julgamento: quando todo mundo sente que tem espaço pra ser o que é, falta tempo pra prestar atenção no outro.

Incrível isso, gente. Incrível.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest