Cinco belos cafés pra visitar em Londres

Pra além de cabines telefônicas fofas e ônibus de dois andares, Londres é conhecida pela vasta opções de coisas pra fazer. Eu moro aqui há quase três anos e tenho uma lista enorme de lugares que ainda quero conhecer. 

O que tem pipocado bastante nos últimos tempos, são os cafézinhos com décor diferente - que vai desde o mais girly até o mais hipster que você possa imaginar - acompanhados de menus super saborosos.

Aliás, uma das coisas que mais me fazem felizes no dia a dia aqui é ter a opção de sentar numa mesinha de um dos montes de cafezinhos espalhados pela cidade, seja pra espairecer, pra roubar o Wi-Fi, pra trabalhar em um lugar diferente ou pra encontrar os amigos pra um brunch. Essas coffee shops são parte do lifestyle daqui, assim como no resto da Europa. 

Vez ou outra, eu gosto de experimentar cafés diferentes e compartilho no Instagram fotinhos do lugar. Quando isso acontece, geralmente recebo mensagens de gente com viagem marcada pra cá querendo dicas de lugares pra visitar. Por isso eu fiz uma seleção de alguns locais que já fui, com uma enxuta - e muito pessoal - avaliação. 

Então segura esse desejo bandido pela “avocado toast” e simbora. 

Palm Vaults

why so beautiful (and delicious)?

why so beautiful (and delicious)?

Um dos meus preferidos, principalmente por ficar longe do burburinho central. O lugar segue uma vibe independente, é pequeno e tem uma decoração muito legal, inspirada no mote “plants on pink”.

Aos sábados de manhã espere fila, principalmente se você chega lá pelas 11h, horário de brunch. Durante a semana é muito mais calmo e da pra se esbaldar tirando fotos das mesas de mármore e sofás de veludo cor de rosa. 

Há um número considerável de opções no cardápio, que é 100% vegetariano. Quando for, não se esqueça de provar o butterfly latte: além de lindo, é uma delicinha.

  • Endereço: 411 Mare St, London E8 1HY
  • Estação de metrô mais próxima: Hackney Central Overground
  • Preço: £

Obs: o café se autoproclama "no laptop zone", então se a proposta é trabalhar fora de casa, vale pensar em outro local. Em tempo: taí um ótimo motivo pra deixar os gadgets de lado e aproveitar o tempo ”desconectado” .

Farm Girl

lattes , muitos  lattes !

lattes, muitos lattes!

Pensa num lugar total inspirado na vibe cool-saudável australiana (mar, cabelos ao vento, comida natureba e por aí vai). Pensou? O Farm Girl é a materialização  dessa aura fit e super descolada no centro de Londres. 

Lanches levinhos e super saborosos, bows de açaí zero açúcar, lattes coloridos (#coisalinda). Lá dá pra encontrar tudo isso e muito mais, porém o foco é sim refeições mais leves. A proposta é health food, tanto que um dos endereços fica em cima da loja Sweaty Betty, na Carnaby Street. 

Para uma experiência completa e mais aconchegante, sugiro a loja no meio de Notting Hill, na Portobello Road ou a recém aberta loja em Chelsea (9 Park Walk, SW10 0AJ).  Aos fins de semana também há fila pra entrar, principalmente a partir das 11h30 da manhã, mas nada que meia hora de espera não resolva. Se você é fã de pratos instagramáveis e coloridos, vale a espera. 

  • Endereço:59a Portobello Road, London W11 3DB
  • Estação de metrô mais próxima: Notting Hill Gate
  • Preço: ££

 

ÉLAN

uni-duni-te...

uni-duni-te...

Alô, fans de muito rosa, muitas flores: esse café com toque chique e clássico vai fazer você pirar com tanta delicadeza. Design bonito? Temos. Cardápio saudável? Temos também. Doces pra morrer de amor? Temos, vários.

O café é fofo e super-hiper girly e por isso o público é 99% feminino. Dá vontade de tirar foto de tudo? Dá, se você conseguir equilibrar seu prato em uma das minúsculas mesas disponíveis no andar subterrâneo. Fotos com as amigas, só se for uma selfie espremida, ou se tiver a sorte de encontrar um garçom amigável, disposto a fazer a gentileza. 

Visitei a branch de Mayfair e confesso que o tamanho me deixou decepcionada: lugar super pequeno, com incapacidade de dar conta tanto dos clientes que aguardavam serem atendidos, quanto da fila de pessoas esperando mesa livre em frente ao local. Na ocasião estava com mais três amigas e, juro, não conseguimos, nós quatro, comer ao mesmo tempo por falta de espaço na mesa. #Fail total. 

Por isso sugiro, sim, uma visita, afinal o brunch estava delicioso, mas na loja da Brompton Road, muito mair e espaçosa. E prepare o bolso, porque a vibe phyna faz com que o Élan seja o cafezinho mais caro da lista. 

  • Endereço: 239 Brompton Road, Knightsbridge, London SW3 2EP
  • Estação de metrô mais próxima: South Kensington
  • Preço: ££

Dominique Ansel bakery

cronut, cade voce, meu filho?

cronut, cade voce, meu filho?

Essa "padaria gourmetizada", como diria em São Paulo, nascida em NY leva o nome de seu fundador, o chef Dominique Ansel, que foi considerado nada mais, nada menos que o melhor pastry chef do mundo em 2017, pelo prêmio World’s 50 Best Restaurants, dentre outros mais.

Tanto reconhecimento faz jus a suas incríveis invenções, sendo dentre elas a mais famosa o Cronut® (se escreve assim mesmo, por conta da patente). Trata-se de um maravilhoso donut feito com massa de croissant, deliciosamente recheado com dezenas de sabores diferentes (#morro de desejo só de pensar).

A delícia se popularizou tanto por aqui que é fácil de encontrá-la em versões ”alternativas” produzidas por outras bakeries e cafés, porém não se engane: a mais gostosa de todas você só encontra na padoca original. Aliás, os sabores são selecionados por mês. Portanto, a produção de Junho não é a mesma de Julho e por aí vai. Ruim por não dar pra provar mais de um sabor de Cronut® por dia; ótimo por ser um bom motivo pra voltar todo mês.

Mas o menu não se resume ao famoso croissant-donut: ele dispõe de uma longa lista de delícias com o potencial de proporcionar uma - deliciosa - overdose de açúcar, com o DKA, um croissant caramelizado e frito, ou o Chocolate Chip Cookie Shot, um copinho de shot feito de cookie servido com leite fresco de baunilha Taitiana. 

A versão inglesa da loja não é o ambiente mais lindo da lista, mas arrisco dizer que é um dos mais gostosos. Apesar disso, o local é bastante agradável e o atendimento é bem bom. Pra quem está a fim de fazer fotos, recomendo a pequena estufa na parte de trás, decorada com uma linda parede floral (artificial) e luz natural. 

  • Endereço17 - 21 Elizabeth St, Belgravia, London, SW1W 9R
  • Estação de metrô mais próxima: Victoria
  • Preço: ££

Biscuiteers

once upon a biscuit

once upon a biscuit

Era uma vez um mundo de...biscoitos. Frutas, flores, animais, objetos de maquiagem, cidades: tudo alí pode - ou já foi - transformado em biscoito. E é tão lindo, mas tão lindo, que dá vontade de comer!

A fachada e vitrine sozinhas já são um encanto. Ao entrar no pequeno café a gente só ouve suspiros de quem visita. As atendentes logo de cara avisam "pode tirar foto, viu?", tamanha a lindeza do trabalho. É mesmo de ficar encantado e são tantos detalhes e formatos, cores diferentes que dá pra passar um bom tempinho vendo tudo.

Os sabores dos biscoitos variam entre baunilha, chocolate e especiarias (dependendo da época do ano). Há quem não goste por conta do icing, a cobertura que dá cor e cara às bolachinhas, mas vale pela curiosidade. Dica: o afternoon tea  delicioso, super fresquinho (scones feitos na hora) e uma boa saída para a overdose de biscoitos.

Já antecipo: será difícil sair sem levar nenhum pra casa.

  • Endereço: 194 Kensington Park Rd, Notting Hill, London, W11 2ES

  • Estação de metrô mais próxima: Ladbroke Grov

  • Preço: ££

 

Ps: o assunto não tem nada a ver com meu trabalho como consultora de estilo, mas é uma boa dica para vocês, clientes, que estão em dúvida sobre onde podemos ter nosso primeiro papo. #FicaADica