10 dicas de como criar looks incríveis com tênis

 

Foi-se o tempo que o tênis era usado somente para praticar esportes e fazer exercícios. Em versões mais leves e coloridas, eles são responsáveis por compor looks super estilosos e casuais, muito além do traje de academia. Confira!

Para nós, mulheres, há poucas coisas tão belas e empoderadoras quanto um bom par de salto altos. Porém, temos que concordar: eles podem ser bastante desconfortáveis e por vezes dolorosos. E já que os tênis chegaram com força total e parecem ser daquele tipo de tendência que veio pra ficar aproveitemos esse calçado tão prático e confortável.

Jeans, bermudas, saias e vestidos. Sim, ao contrário do que muitos estilistas e fashionistas pregaram durante anos, é possível sim combinar tênis com saias e vestidinhos de diversos tipos sem ficar brega - muito pelo contrário: esse mix de peças pode ser muito, muito cool. Aliás, ultimamente vemos modelos e celebridades super estilosas usando tênis em produções moderninhas.

Ainda não está muito segura para arriscar essa produção? Vem cá que eu te ajudo. A seguir, você verá que é possível combinar o tênis com praticamente tudo, basta seguir algumas dicas. Inspire-se!

#1 Aposte na combinação tênis coloridos e roupa de uma só cor

O combo tênis colorido + look todo preto ou branco além de ser certeiro é também muito moderno e autêntico. A sobriedade e monocromatismo da roupa são quebrados pela cor e design despojado do tênis.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#2 Tênis com meia calça pode

Nos dias mais frios, não é preciso abandonar as roupas mais curtinhas: recorra à meia-calça e finalize com o tênis, que ficará encarregado de esquentar seus pés.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#3 Com vestidos também!

Os vestidos com modelagem confortável e despojada (principalmente os modelos de tecidos leves, malha e algodão) ficam lindos com tênis de cano baixo ou longo.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#4 Mix & Match de estampas

Que tal investir em tênis estampados (floral, animal print, desenhos geométricos)? Além de lindos eles combinam com quase tudo, inclusive outras estampas.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#5 Arrisque com brilhos

Muita gente pode torcer o nariz, mas combinar tênis e peças com brilho - como paêtes e bordados - pode ficar lindo! Basta saber harmonizar as cores e o estilo do tênis para não sobrecarregar demais o visual.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#6 Lembre-se das peças de couro

Calça, saia, vestido ou jaqueta de couro. Todos eles caem muito bem como tênis e são capazes de criar um look incrível e super estiloso quando usados juntos.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#7 Invista nas maxi bijuterias

Belas e impactantes, as bijuterias são capazes de transformar qualquer combinação simples em glamourosa como um passe de mágica. O clássico combo camiseta + jeans + tênis ganha outra cara com brincos maiores ou maxi colares, por exemplo. Fácil de fazer, difícil de errar.

#8 Alfaiataria

E quem disse que os blazers e calça sociais ficaram de fora? É preciso ter personalidade e ousadia para “segurar” essa combinação, mas vale o esforço. Modelos de tênis casuais ficam incríveis com tailleur - caso você trabalhe em uma empresa com o dress-code menos rigoroso.

Fonte: Pinterest 

Fonte: Pinterest 

#9 Tênis e festa

Aquele lindo vestido curtinho especial para sair à noite também fica muito bem com confortáveis tênis. Não importa se o corte do vestido é reto, rodado, rendado...basta escolher um modelo de tênis que não fuja ao estilo e cor da roupa. E a melhor parte: você vai poder dançar a noite inteira sem se cansar do salto alto.

Fonte: Pinterest 

Fonte: Pinterest 

 

#10 Saias e mais saias

Se antes parecia muito estranho combinar saia com tênis, hoje essa combinação é bastante usada, inclusive por quem realmente entende e trabalha com moda. Saias curtinhas, plissadas, longas, midi. Todas elas são possíveis de combinar e são muito raros os casos em que não rendem lindos looks. Conforto e estilo puro!

Fonte; Pinterest 

Fonte; Pinterest 

Mas afinal, o que não rola usar com tênis?

A verdade é que você pode mesmo é usar tudo o que quiser, porém algumas peças tendem a ser mais díficeis de combinar do que outras. Por isso, caso você se sinta insegura, mentalize primeiro se está se sentindo bem e confortável antes de arriscar um visual diferente. Poucas coisas são tão desagradáveis quanto se sentir estranha e desconfortável com a sua roupa.

As combinações com vestidos e saias geralmente requerem mais tempo e habilidade de combinação. Por isso, o ideal é se inspirar em estilos que você gosta para criar sua própria identidade. Dito isso, vale seguir algumas regrinhas básicas para não errar no mix:

 

  • Os modelos de tênis mais simples e em cores neutras são os mais fáceis de combinar. Tá com dúvida? Comece com o bom e velho branco, preto ou cinza até se sentir confiante sobre modelos e cores mais ousados. O modelo branquinho de couro é sempre um coringa.
  • Meus testes empíricos comprovam: tênis fica muito mais legal quando o tornozelo está à mostra. Por isso, invista em meias do tipo sapatilha, que ficam “invisíveis”. Se a proposta for ousar, também vale colocar as meias coloridas pra jogo (aquelas em bom estado e sem bolinhas, tá amiga?).
  • Leve em consideração o estilo da roupa e do calçado. Isso quer dizer que ao escolher uma combinação, é importante avaliar o tecido, a estampa e até mesmo qual época do ano você está. Por exemplo, se você estiver usando um leve vestido de verão, considere usar modelos de tênis feitos de tecidos, com rendas ou bordados, que seguem a mesma linha. Já no inverno, modelos de couro ficam ótimos com peças de lã.
  • Divirta-se experimentando diferentes combinações de cores e texturas. O mix de estampas é uma proposta um pouco mais arriscada, mas também é uma ótima maneira de mostrar seu senso de estilo. Então que tal começar com o básico? Pode ser uma combinação de sapatos e roupas floridas, com diferentes tamanhos de padronagem, ou mesmo listras e poás. Uma dica importante: garanta que ambas as estampas tenham ao menos uma cor em comum ou parecida.

  • Não exagere. Isso vale para tudo: excesso de cor, excesso de estampas, excesso de volume. As combinações com tênis naturalmente confere um toque masculino ao look, já que são calçados maiores e majoritariamente mais pesados. Para garantir a harmonia e feminilidade do visual, pegue leve com combinações multicoloridas e muito estampadas, pois o risco de ficar cafona é grande. E mesmo com os modelos esportivos  sendo os hits do momento, inclusive para uso com vestidos e saias, tenha atenção ao combiná-los com peças mais sérias e casuais. Por fim, não se esqueça o dress code de cada ocasião.

#BoraFicarLynda

Nathalie Bonome