Pra evitar no trabalho

A gente passa a maior parte do nosso dia no trabalho e é normal - e super saudável - querer estar bonita. Mas existem alguns looks e hábitos que devem ser evitados.

A não ser que você trabalhe numa empresa ultra-conservadora, o conceito de vestimenta ideal para o trabalho mudou muito nos últimos anos. Em muitos locais, o jeans é bem aceito, blazer ou calças sociais não são obrigatórios e usar sapatos ou sandálias que deixam os pés à mostra é bastante comum.

Mesmo assim, é importante lembrar que é para o trabalho que você vai todos os dias - não a um evento social. Isso significa que seu look deve estar de acordo com o dress code da empresa. Afinal de contas, você está lá pela sua competência, não pelas suas roupas. E mesmo que você trabalhe num ambiente super descontraído ou relacionado à moda, há certas escolhas acerca do seu visual que devem ser deixadas para os seus dias de lazer (isso inclui aquele passeio com as amigas, um jantar romântico, ida ao cinema e por aí vai).

A realidade é que, para o bem ou para o mal, as roupas que usamos falam bastante sobre o que a gente de fato é e isso contribui na percepção que as outras pessoas tem de nós, principalmente quando falamos em ambiente de trabalho. É claro que devemos usar roupas e acessórios que potencializam a nossa auto-estima e fazem a gente se sentir super bem e segura com nós mesmas (e a boa notícia é que possível fazer isso também no trabalho), mas é preciso ter cuidado.

Para evitar que você caia na cilada #bino de usar aquela peça que você tanto ama, mas que não vai bem no trabalho, aqui vão algumas dicas do que você deve evitar na hora de se arrumar.

 

1. Saias, bermudas ou vestidos curtos demais

As três peças, em alguns lugares, são super bem aceitas como dress code para o trabalho, porém se atente ao tamanho delas. Isso não significa que você deva cobrir seu corpo de uma maneira exagerada (somos a favor da libertação feminina!), porém vale a regra de usar saias, vestidos ou bermudas numa comprimento de, no máximo, um palmo acima do joelho.

E ah, isso também vale para os dias frios, em que usamos meia-calça! Reserve as mini-saias e vestidos curtinhos para um programa mais descontraído.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

2. Super decotes

Muitas mulheres adoram um belo decote. E eu também: decotes profundos, alcinhas “espaguete”, costas de fora são alguns dos artifícios de vestimentas que mais exaltam a beleza feminina. Poucas coisas são mais lindas que o colo feminino à mostra, por exemplo. Mas, convenhamos, são detalhes que podem ser muito sexy para o ambiente de trabalho, no qual o foco é a sua competência, não seu belo corpo.

Não precisamos ser caretas em relação a esse assunto, muito menos apoiar ideias machistas super enraizadas na nossa cultura. Mas, num ambiente profissional, é sempre legal ter em mente o real propósito de você estar ali...que provavelmente é a sua eficiência em realizar tarefas que a companhia lhe designa! Sendo assim, o bom senso e a discrição são regrinhas básicas nesse quesito.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

3. As últimas tendências da moda

Exceto se você trabalhar com moda e ver seu (sua) chefe fazendo isso, evite apostar em roupas super-trend, que parecem ter saído diretamente do desfile de moda mais conceitual do mundo diretamente para as ruas. Além de chamar muita atenção - desnecessária, convenhamos - você corre o grande risco de parecer totalmente inadequada ao ambiente de trabalho.

Infelizmente a gente ainda não vê na maioria dos escritórios um dress-code que contemple tranquilamente tops do tipo cropped, macacões jeans, botas até o joelho, jeans super rasgados e por aí vai. Porém, dá sim para trazer muita coisa do mundo da moda para o seu look, como os blazers estampados, calças de cintura super alta, saias super rodadas ou mesmo um salto mais estiloso.

4. Peças que você usaria numa festa a fantasia

Sim, estou falando das roupas de vinil, das meia-calcas super coloridas, dos chapéus super malucos e coloridos, das polainas, entre outros.

Fonte: Pinterest 

Fonte: Pinterest 

5. Hábitos que denunciem seus cuidados de higiene e beleza

Para começar: tomou aquele banho gostoso logo cedo e lavou o cabelo? É de bom tom que você dê uma secada rápida nas madeixas antes de ir para o trabalho. Pouca gente percebe isso, mas o ato de lavar o cabelo é bastante íntimo, assim como tomar banho (!). Sair com ele todo molhado por aí inconscientemente revela sua imagem de um jeito bastante pessoal, coisa que só você e sua família estão acostumados a ver. Além do mais, dependendo do clima lá fora, pode fazer um mal danado.

Outro ponto negativo: passar muito perfume. Uma borrifada modesta num local estratégico é o suficiente para lhe garantir um aroma agradável, por isso não abuse do poder do perfume (mesmo se for super caro e importado). Não há colega de trabalho nenhum que aguente aquele cheirão de perfume invadindo o escritório o dia inteiro!

. Roupas que deixem sua lingerie à mostra

Essa é bastante óbvia. Camisas transparentes que deixam o sutiã aparecendo ou calças tão baixas que é possível ver o cós da sua calcinha não são nada elegantes e total contra o dress code do trabalho. E ah, isso também vale para calças justas demais, que marcam toda sua lingerie - ou falta dela.

Fonte: Pinterest 

Fonte: Pinterest 

7. Roupas que você usaria num casamento, na balada ou nas férias na praia

Você ama aquele vestido de oncinha que fica super bem no seu corpo? Maravilha! Aposte nele quando for naquela festa super esperada num sábado à noite, mas não no escritório às 9h de uma segunda-feira. E aquela saia linda, que fica mara com um chapéu de abas longas? Use-a na praia, no próximo fim de semana. O mesmo vale para os vestidos lindos que você usaria para ir a casamentos.